TRANSFORMA CIDADÃO


DATA INÍCIO: 19 de Outubro.

1.2 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Buscar disseminar informações e despertar o interesse dos jovens para temas como: Cidadania, Democracia, Politica, Eleições, Voto Consciente, funcionamento do Ministério Público, Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre outros. Assim, com todas essas informações eles se tornarem multiplicadores e transformadores das realidades, participando mais ativamente de discussões importantes envolvendo a escola, bairro, cidade, Estado e o País, passando a atuar como protagonistas de suas histórias.
A coordenação da Associação Gente Valente.

2 – JUSTIFICATIVA:

O Projeto Transforma Cidadão, de Jaguariaíva – PR, tem na sua essência apoiar a formação cidadã de estudantes, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil, o combate à corrupção e a disseminação a cultura de dignidade, honestidade, princípios éticos, e tomada efetiva de atitude de exercício de cidadania.

2.1 – OBJETIVO:

Tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. A ideia é incentivar a discussão crítica, a participação social e a educação para a cidadania, a fim de iniciar uma verdadeira mudança cultural capaz de eliminar a corrupção do dia a dia das pessoas.

3 – PUBLICO ALVO:

Estudantes do Ensino Médio de Jaguariaíva.

4 – AÇÕES E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A partir de uma série de palestras direcionadas as equipes pedagógicas das Escolas Estaduais de Jaguariaíva, e das parcerias com empresas que se tornam tutoras dos colégios, através de aporte financeiro, para financiar os projetos pleiteados e desenvolvidos pelos alunos e professores , assim como premiação no fim de cada fase do mesmo. Estas ações geram um movimento dentro dos Colégios onde a comunidade escolar se envolve num todo.
O desempenho de todos vem a contribuir para reflexão e conscientização destes jovens e consequentemente da comunidade sobre a importância de usarem de recursos existentes, buscar parcerias, prestar contas, e valorizar o espaço em que estão
inseridos, transformando, renovando, mantendo e preservando, despertando o sentimento de pertencimento, assim como estabelecer metas a serem cumpridas.

4.1 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:

• O Projeto na prática deverá ser compatível com o original, apresentado por cada colégio;
• Grau de empenho, envolvimento, sensibilização da comunidade, busca de parcerias;
• Criatividade;
• Uso de recursos existentes;
• Apresentação, cumprimento de prazos;
• Grau de dificuldades;
• Objetivo do Projeto;
• Resultados alcançados.

IMAGENS